Arquitetura Parasita: segunda orientação

    Buscando solucionar questões de privacidade e iluminação no meu quarto, bem como introduzir um espaço que permita um acesso à vista que foi obstruída por casas com dois andares. Planejei esse espaço para ter móveis retráteis, como um mesa, um sofá que pode ser utilizado como cama e um banco, o que permite uma versatilidade no uso do espaço, para atividades mais estáticas ou atividades que necessitam de mais espaço, como, por exemplo, uma aula de dança.

    
                                   
Maquete do espaço interno da casa sem o anexo

 POSSIBILIDADE 1


    Em uma primeira proposta, pensei em incluir essa área como um segundo andar à frente do meu quarto, sendo sustentado por vigas, o que permite o aproveitamento da área abaixo como um espaço coberto. A escada partiria de uma porta de vidro que seria colocada no lugar da janela do quarto e seria fechada por paredes com janelas mais altas e estreitas.
    Nesse andar superior, haveriam duas janelas de vidro largas e altas, com uma parte inferior fixa e uma superior que pode ser aberta. As janelas seriam de canto e cada uma abriria em duas paredes. O teto teria partes de vidro que funcionariam também como janelas, podendo ser abertas para maior ventilação. Com essas janelas, o quarto de que partiu o anexo receberia uma melhor ventilação pela descida do ar mais frio e receberia uma boa iluminação pelas janelas de vidro e, ao mesmo tempo, estaria imune à incidência direta da luz do sol.








POSSIBILIDADE 2


    Essa segunda proposta surgiu como uma solução à possíveis problemas estruturais e espaciais percebidas na primeira possibilidade. Buscando facilitar a sustentação do anexo, a maior parte dele seria apoiada sobre o quarto e apenas uma porção ficaria suspensa, criando uma marquize que protejeria o quarto da luz direta do sol e obstruiria parte da visão que a casa à frente teria do quarto.
    A escada nesse caso seria em caracol para permitir um maior aproveitamento tanto do espaço superior quanto da área de sombra inferior. A iluminação do quarto, apesar de ser reduzida pela marquize, seria melhorada pela luz que viria da área superior e que atravessaria a porta de vidro que seria colocada ao pé da escada.
    A colocação de móveis retráteis e as janelas de vidro seriam iguais às do primeiro projeto.



Comentários

Postagens mais visitadas