Arquitetura Parasita: primeira orientação

     Nessa primeira maquete, fomos orientados a apontar os espaços mais relevantes para a intervenção que será feita posteriormente. No meu caso, priorizei a inclusão do quarto e da copa, o quarto será o acesso à estrutura que será criada e o exterior da copa será a área mais afetada pela modificação depois do meu quarto.

Vista geral da maquete (escala 1:20)





Vista do quarto (escala 1:20)






    Pensando nas discussões que tivemos acerca dos conceitos de Hertzberger, pretendo solucionar algumas questões do meu espaço com o anexo que será planejado. O primeiro problema que pretendo resolver é a falta de privacidade em meu quarto, sendo meu espaço mais individual. Essa falta se dá pelas obras que ocorrem no terreno logo à frente da minha janela, vendo constantemente o fluxo de pessoas na obra e, futuramente sendo possível ver e interagir com os vizinhos em seu segundo andar. 

Outra questão que pensei em abordar com esse projeto é a apropriação de um espaço inabitado, sendo que o espaço logo à frente do meu quarto é apenas um retângulo rodeado por um muro baixo. Parte dele é utilizado para meus pais deixarem plantas para tomarem sol e para deixar os butijões de gás. No entanto, além dessa parte, há ainda um grande espaço inocupado e sem função. Dessa forma, o anexo que tenho em mente pretende dar a essa porção da casa uma função.

Por fim, utilizando esse anexo, penso em solucionar questões de privacidade e iluminação em meu quarto. Como a escrivaninha está fixa em frente à janela, há momentos do dia em que o sol incide diretamente nela, causando um grande desconforto para trabalhar e estudar. Minha intenção é utilizar certos recursos para permitir que eu receba uma porção de luz nesses momentos sem ser incomodado pelo sol. Além disso, pretendo elaborar para meu gato, que é caseiro e portanto não tem contato com o espaço externo, um local que seja uma transição entre o interno e o externo, permitindo-lhe estar seguro e ao mesmo tempo ver melhor o espaço externo e se sentir mais imerso nele.

Comentários

Postagens mais visitadas